Reverendo Jesse Jackson confirma presença na solenidade de entrega do Troféu Raça

O ex-senador e militante dos direitos dos negros reverendo Jesse Jackson confirmou sua presença na edição 2016 do Troféu Raça Negra. Esta será a segunda ocasião em que ele comparecerá ao evento. Em 2013, ele foi um dos agraciados com a premiação. O Troféu Raça Negra é concedido pela Afrobras e Universidade Zumbi dos Palmares. A solenidade de entrega do será no dia 21 de novembro na Sala São Paulo marcando o encerramento da 4ª FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra de São Paulo.

A luta pelos direitos civis dos afroamericanos é um marco e uma referência para movimentos negros em vários lugares do mundo, e teve participação significativa do reverendo. Jesse Jackson trabalhou ao lado de Martin Luther King, e participou de marchas organizadas por James Bevel, King e outros líderes dos direitos civis no Alabama. O reverendo também atuou em ações que visavam a inserção do negro no mercado de trabalho organizando boicotes a empresas que não tinham funcionários afroamericanos. Jackson foi o segundo negro a se candidatar à presidência dos EUA, fez campanhas em 1984 e 1988 e apesar de não ter alcançado a vitória conseguiu resultados muito bons.

SOBRE O EVENTO

Criado em 2000, o Troféu Raça Negra homenageia personalidades de destaque da comunidade negra, nacionais e internacionais, que contribuem para a construção de uma sociedade plural, por meio do combate ao preconceito, à intolerância e à discriminação. É reconhecido internacionalmente e integrado ao calendário oficial da cidade de São Paulo, sendo o maior evento da negritude no Brasil, considerado o “Oscar” da comunidade negra.