Arnaldo Niskier recebe o Troféu Raça Negra

Arnaldo Niskier será um dos laureados com o Troféu Raça Negra 2016. Ele recebe a premiação no dia 21 de novembro na Sala São Paulo. A solenidade marca o encerramento da 4ª FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra de São Paulo, que acontece entre os dias 18 e 19 de novembro, no Memorial da América Latina.

Nascido no Rio de Janeiro, em 30 de abril de 1935, Niskier é acadêmico da Academia Brasileira de Letras desde 1984, ocupando a Cadeira nº 18, em sucessão ao Peregrino Júnior. Ele foi recebido na instituição pela escritora e Rachel de Queiroz. Arnaldo Niskier integrou o grupo de estudos pioneiros para implantação da Educação à Distância, colaborando, assim, com o avanço na democratização do acesso ao ensino.

Em sua bibliografia se destacam as obras que refletiram sobre as problemáticas relacionadas a educação no Brasil: “Educação, para quê?”, “Ensino à Distância: uma Opção”, “Educação, Arma da Democracia”, e “A Educação da Mudança”. E também as obras importantes na literatura infantil: “O Saruê Astronauta”, “A Misteriosa Volta dos Dinossauros”, “O Boto e o Raio de Sol” e “O Dia em que o Mico-leão Chorou.”