Destaque nas Olimpíadas do Rio, a judoca Rafaela Silva receberá Troféu raça Negra

Destaque nas Olimpíadas do Rio, a judoca Rafaela Silva receberá Troféu raça Negra

rafaelaNascida na Cidade de Deus, comunidade do Rio de Janeiro, a atleta Olímpica de Judô Rafaela Silva será agraciada com o Troféu Raça Negra, no próximo dia 21 de novembro, na Sala São Paulo. A judoca se destacou ao ganhar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos realizados em agosto deste ano na sua cidade natal.

O início da carreira da atleta teve origem no projeto social do também judoca Flávio Canto, chamado Instituto Recreação, onde Rafaela começou a despontar por sua grande habilidade no esporte. Em sua história, a judoca mostrou também grande poder de superação após ser desclassificada nas Olimpíadas de Londres, em 2012, por um golpe tido com ilegal. Na época, ela foi chamda de “vergonha da família”, mas acabou se dedicando ainda mais nos treinamentos para sua volta aos tatames.

Com apenas 24 anos, Rafaela já tem uma trajetória expressiva no esporte, sendo a primeira brasileira a se sagrar campeã mundial de Judô, em 2013. E, com a medalha olímpica em 2016, conseguiu outro fato inédito: entre homens e mulheres, é pioneira, na história do esporte nacional, a acumular os títulos mundial e olímpico.