Barítono David Marcondes marcará presença no Troféu Raça Negra 2016

Barítono David Marcondes marcará presença no Troféu Raça Negra 2016

david

David Marcondes é um dos convidados da edição deste ano do Troféu Raça Negra para participar da homenagem à Elza Soares, cantando uma das suas músicas. Dono de uma linda voz, o barítono é componente do Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo e ganhou espaço em um ambiente não muito frequentado por negros: dos 90 cantores líricos efetivos do Theatro, por exemplo, apenas três são negros.

Nascido no interior de Minas Gerais, o cantor é filho e neto de funcionários da rede ferroviária, sendo que sua mãe era professora de música. De início, Marcondes queria (e começou) a estudar Desenho, mas seguiu sempre cantando em corais de igreja e, por influência de uma tia cantora de ópera, ele fez uma audição com o cantor lírico Amin Feres, que deu o pontapé inicial para sua carreira.

Foi depois de ficar na quarta colocação do Concurso Internacional Carlos Gomes, no Rio, cantando apenas as três músicas que conhecia durante as primeiras fases,  quea música ganhou conotação de protagonista em sua vida. Marcondes foi ainda cantor lírico do Estado de Minas Gerais, antes de ingressar no Theatro Municipal de SP, onde recebeu diversas premiações nacionais e internacionais pelo seu trabalho.

Para o grande público, o barítono ganhou destaque ao interpretar, com Paulo Szot, a música Non ti Scordardi Me, que fez parte da trilha sonora da novela Terra Nostra, da Rede Globo.