Sobre a Afrobras

A Afrobras é uma organização não governamental, fundada em 1997, que reúne intelectuais, autoridades, personalidades, negras ou não, e tem por finalidade trabalhar pela inserção socioeconômica, cultural e educacional dos jovens negros brasileiros. Em âmbito nacional, realiza atividades de informação, formação, capacitação, qualificação e ações afirmativas para inserção e visibilidade do negro brasileiro.

Os projetos da Afrobras inserem-se no âmbito das iniciativas que visam contribuir para o equacionamento das desigualdades sociais e impulsionar a inclusão étnico-racial no Brasil. Nesse sentido, soma-se às demais ações afirmativas recentemente implementadas nas distintas esferas do poder público e setor corporativo.

Para viabilidade dos objetivos da existência da AFROBRAS, ela promove, incentiva e realiza individualmente e com apoio de parceiros nacionais ou internacionais, diversos projetos como reuniões, debates, seminários, workshops, eventos sociais, culturais, esportivos, musicais, ações de interlocução política e institucional, assim como cria, desenvolve e executa projetos especiais que permitam cumprir seus objetivos institucionais de inclusão, valorização e protagonismo do negro brasileiro.

Além de estar preparada para abarcar novas sugestões de atividades que cumpram o seu objetivo oriundos de parceiros, da comunidade em geral e de outros campos relacionados á valorização da raça negra e demais ações que defendam os direitos humanos.

PROJETOS INSTITUCIONAIS DA AFROBRAS

UNIVERSIDADE ZUMBI DOS PALMARES

Instituição de caráter comunitário e sem fins lucrativos tem como missão “a inclusão e a formação qualificada de profissionais comprometidos com os valores da Ética, dignidade da pessoa humana e diversidade étnico racial”.
Em parceria com instituições privadas e governamentais do Brasil e do exterior, realiza a implantação de um ambiente de ensino superior comprometido com uma visão holística do conhecimento, a cultura da paz, tolerância e os valores da diversidade, cidadania, auto estima, valorização e inclusão sócio econômico cultural e educacional do negro brasileiro, mediante politica focal de facilitação do acesso e permanência no ensino superior.

Em 13 anos de existência a Faculdade tem contribuído constantemente com a inserção de jovens negros no mercado de trabalho, devido ao programa de estágios que mantém com instituições financeiras como os bancos Bradesco, Citibank, Itaú Unibanco, HSBC, Goldman Sacks, JP Morgan e empresas como a Cargill, Mercedes Benz, Embraer, PWC, entre outras.

Reconhecida internacionalmente, a Zumbi foi escolhida pelo Consulado Americano como palco para receber a secretária de Estado norte americana, Hillary Clinton, em seu único compromisso não oficial, quando a mesma esteve no Brasil, em 2010. A Universidade também já recebeu personalidades como o Senador norte-americano Jesse Jackson, ativista dos Direitos Civis, Bernice King, filha de Martin Lutrher King, Graça Machel, ativista dos Direitos Civis e esposa de Nelson Mandela, Irene Neto, deputada de Angola e filha de

Agostinho Neto, fundador da República de Angola, entre outras autoridades.
Os cursos de Administração, Direito (recomendado pela OAB – Ordem dos Advogados do Brasil), Tecnólogos em Recursos Humanos e Transportes Terrestre, Pedagogia e Publicidade e Propaganda buscam formar empreendedores negros e executivos capazes de ocupar cargos mais altos dentro das instituições. A faculdade tem, na matriz curricular de seus cursos, o compromisso com a implantação da lei 10.639/2003 que institui como obrigatório o ensino de História da África e Afrobrasileira em todos os níveis. Isso garante que os alunos dos diversos cursos tenham a consciência do seu protagonismo na história.

OBSERVATÓRIO DA POPULAÇÃO NEGRA

É o primeiro banco de dados sobre as realizações da população afrodescendente em diversas áreas produtivas e sociais do Brasil. O núcleo realiza pesquisas sobre os resultados efetivos das políticas públicas para a população negra, que permite identificar problemas e avanços em cada segmento de estudo. O Observatório da População existe desde 2012 e é uma iniciativa conjunta da Faculdade Zumbi dos Palmares e duas Secretarias da Presidência da República, a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e a Secretaria Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). O Observatório e a Faculdade têm convenio com o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

PROGRAMA TELEVISIVO NEGROS EM FOCO

No ar desde 2003, é um dos únicos no Brasil que conta com apresentadores negros à frente. A atração tem formato inédito, é apresentada por jornalistas afro-brasileiros, e discute temas que interessam a sociedade brasileira como economia, cultura, educação, mercado de trabalho, saúde, política etc.

4. REVISTA AFIRMATIVA PLURAL

A Afirmativa Plural é uma das poucas revistas no país a discutir o universo afro-brasileiro em toda sua diversidade. É uma publicação bimestral com abordagem nos principais temas de interesse da comunidade afro-brasileira. É um fórum onde personalidades de todos os matizes políticos, raciais, sociais e religiosos discutem a integração e o desenvolvimento do negro na sociedade brasileira. Desde 2003 no mercado editorial.

PORTAL : AFROBRASILEIROS.NET.BR

A missão é informar, entreter, promover e elevar a autoestima do negro brasileiro, que pouco se vê nas mídias. Com matérias de política, finanças, negócios, esportes, entretenimento, mundo feminino, moda, comportamento saúde e histórias de sucesso. Os assuntos serão abordados com isenção, apenas com a visão do jornalista negro. O Afrobrasileiros.com é parte do Projeto Educacional/Econômico e de Visibilidade, desenvolvido e patrocinado pela AFROBRAS, destinado a oferecer mais uma alternativa para dar voz e acesso a informação para a população negra.

Temos como parceiros o jornal O Estado de S.Paulo, a revista Carta Capital, revista Caras, entre outros, que estão por vir a participar.

TROFÉU RAÇA NEGRA

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, personalidades e autoridades negras e não negras, nacionais e internacionais, são premiadas por exaltar, enaltecer e divulgar o valor das iniciativas, ações, gestos, posturas, atitudes, trajetórias e realizações que tenham contribuído para aprofundamento e ampliação da valorização da raça negra. Trata-se de um reconhecimento justo e oportuno aqueles que têm contribuído constantemente pela luta em favor da igualdade racial. A iniciativa do Troféu Raça Negra é reconhecida internacionalmente e já faz parte do calendário da cidade de São Paulo.

FLINKSAMPA – FESTA INTERNACIONAL DO CONHECIMENTO, LITERATURA E CULTURA NEGRA

Tem como objetivo dar maior visibilidade à literatura afro. Um megaevento que propõe visão e mudança na história da Literatura do negro, brasileiro e estrangeiro. Em parceria com o Memorial da América Latina, toda a área da Praça Cívica é ocupada por estandes de patrocinadores e parceiros que trabalham com a temática negra, levando ainda comércio, cultura e lazer.

BANCO DE TALENTOS – AFIRMATIVO.ORG.BR

O AFIRMATIVO.ORG é um movimento sem fins lucrativos de utilidade pública e filantrópica criado em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares.
Iniciado em 1º de janeiro de 2013 em uma iniciativa pioneira promovida pela Universidade Zumbi dos Palmares, tem como objetivo principal a integração de nossos alunos e comunidade em ambiente favorável à discussão da diversidade social, no contexto da realidade nacional e internacional e ainda diminuindo a distância existente entre a formação profissional e a capacitação do estudante para ingressar no mercado de trabalho.

Com foco no programa de estágio o AFIRMATIVO.ORG prepara e capacita os jovens para o trabalho por meio de sua plataforma online promovendo cursos profissionalizantes a distância e presenciais em parceria com o CIEE.

Missão Institucional do Projeto: Contribuir para a formação e o crescimento profissional e humano dos seus membros, através da prestação de serviços dentro de suas respectivas áreas de atuação, promovendo uma maior integração entre a sociedade e as instituições de ensino, colaborando para o desenvolvimento de ambas. O objetivo é a contratação de estagiários, trainees e jovem aprendiz pelas empresas parceiras.

MEDALHA DO MÉRITO CÍVICO AFRO-BRASILEIRO

Com o objetivo de reconhecer as iniciativas de pessoas físicas e jurídicas, que, com ações diretas ou indiretas, contribuem para inclusão, elevação, valorização e respeito do negro, a Afrobras – em grande estilo – outorga a Medalha do Mérito Cívico Afro-Brasileiro. A entrega da condecoração faz parte das comemorações do 21 de março, Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial.
O caminho trilhado pela AFROBRAS e pelo Instituto Afrobrasileiro até a idealização da Faculdade de Administração Zumbi dos Palmares – FAZP representou esforço significativo, sempre objetivando a mudança do cenário em que vive a população negra no país. As atividades desenvolvidas neste curto espaço de tempo pautaram-se na busca por uma nova postura da sociedade para enfrentar os desafios do terceiro milênio.

EDITORA ZUMBI DOS PALMARES

Editora de livros e publicações diversas. Já publicou em co-parceria os livros: Cruz e Souza Últimos Inéditos Proza e Poesia e Quarto de Despejo, de Carolina de Jesus.

INICIATIVA EMPRESARIAL

A Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial tem como objetivo promover uma reflexão sobre como gerar avanços mais significativos na presença do público negro no âmbito empresarial, números incompatíveis com a realidade do país, no qual mais de 50% se declaram negros. A Iniciativa também visa discutir o cenário e buscar soluções para a questão do negro e o papel das empresas nesse tema. Lançadas pelo Instituto Carrefour, a Iniciativa empresarial é levada para as empresas pela Afrobras e Universidade Zumbi dos Palmares, apresentando os 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial para adesão formal das grandes empresas.

INICIATIVA ESPORTIVA

Além de lançar luzes sobre o problema, o objetivo da Iniciativa do Esporte para o Combate ao Racismo é que as propostas que resultaram na Carta Aberta São Paulo se constituam em uma espécie de guia para o debate do tema no mundo acadêmico (do ensino fundamental à universidade), no mundo esportivo, na esfera jurídica e no âmbito do legislativo. Assim, os órgãos de governo como o Ministério do Esporte, a Secretaria da Cidadania, a Universidade Comunitária Zumbi dos Palmares e Clubes e instituições ligadas ao esporte renovam e ampliam os compromissos assumidos na Carta Aberta de 2015 lançada no I Seminário Internacional Contra o Racismo no Esporte, realizado no Memorial da América Latina, na capital paulista, que tem como propósito apresentar uma agenda de trabalho para atuação conjunta das organizações em torno da promoção da igualdade racial, inaugurando um fórum permanente para compartilhar experiências e práticas inovadoras no mundo do esporte.

Também objetivamos que o material sirva de base para o aprimoramento das leis e de outros ordenamentos jurídicos destinados a sistematizar soluções efetivas para resolver o problema. Para isso, foi criado um Comitê, que terá reuniões regulares. As empresas parceiras da Universidade Comunitária Zumbi dos Palmares e da ONG Afrobras, organizadoras do evento, também fizeram coro ao documento e se comprometeram em, dentro de suas estruturas, fomentar a igualdade e combater o preconceito, como a CAIXA ECONOMICA FEDERAL, BRADESCO E BANCO DO BRASIL, que também assinaram a Carta.

BLACK FAIR

Um ambiente de prospecção e desenvolvimento de negócios envolvendo profissionais e produtos voltados para o nicho mercadológico afro étnico.